Postagens populares

Tinham nada!

Você diz, por acaso, "Choveram muito hoje?"
Já pensou nisso?
Alguns verbos não ficam no plural porque eles não têm sujeito!

Você diz:
FAZ TEMPO que não chove.
FAZ DIAS que não chove.
FAZ MESES que não chove.

Este "faz" acima tem o sentido de "há".

HÁ TEMPO que não chove.
HÁ DIAS que não chove.
HÁ MESES que não chove.

É uma coisa que acontece, sem ninguém fazer.
Fica no SINGULAR.

"Mas por que eu erro sempre isso?"
Porque você acha que "dias" ou "meses" são os sujeitos destas frases, mas não são. Os "dias" e os "meses" são "objeto direto" de "há".
Há o quê? Dias. 
Há o quê? Meses.

Muito diferente de:
Ele FAZ bolos para vender.
Eles FAZEM bolos para vender.

(Aqui tem alguém que faz, um sujeito. E o verbo concorda com a pessoa: eu, tu, ele, nós, vós, eles).

"Mas eu vi na tevê..."

Eu sei! Você vai dizer que viu alguém famoso falando errado na tevê, no rádio, no cinema...
Infelizmente, muita gente erra isso. Muita gente mesmo!
Escrevi este post justamente porque eu vi, num programa de tevê, um surfista falando assim:

"Com a maré baixa, tinham poucos tubos..."
Piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! Errado! Errado!
"Tinham nada", como diz o título deste post!

"Com a maré baixa, TINHA poucos tubos...!

 O pior é que o surfista falava em inglês e quem errou foi o tradutor, a pessoa que faz as legendas. Esta pessoa deveria saber isso!


Outros erros comuns.



Nenhum comentário: