Postagens populares

Se-pa-re as sí-la-bas!


Fui chamada por um aluno que estava indo mal na escola. Ele não conseguia separar sílabas e precisava de muita nota para passar de ano.
Então eu criei o "Método do Soquinho" e foi um sucesso!
Muito simples. Para marcar o "ritmo" de qualquer palavra, damos leves soquinhos na mesa.
Exemplo: pa-ne-la. (3 soquinhos). Trissílaba.
Isso facilita muito.
Quando havia dúvida, eu ensinava meu aluno a dividir de todos os modos possíveis e perceber qual soava melhor.
Exemplo: com a palavra "pai". Dois soquinhos ou um soquinho? 
Dizemos "pa-í" (2 soquinhos) ou "pai", com um soquinho só?
Um só! Palavra monossílaba, então.
Já a palavra "país" é dita com dois soquinhos: "pa-ís". Dissílaba. 
Meio = me-io (2 soquinhos, dissílaba)
Meu = meu (1 soquinho, monossílaba)

E assim, com o "Método do Soquinho", meu aluno passou de ano e tudo acabou bem! :)

Se você também tem dificuldade de perceber o "ritmo" das palavras, experimente.
E é bom ir treinando, porque estamos preparando um JOGO muito legal com esta matéria.




Nenhum comentário: