Postagens populares

Entrevista com Todd Parr, autor infantil americano

Entrevista realizada em 7 de maio de 2014

Sobre a entrevista:
Estivemos com ele na Livraria da Vila, em São Paulo. Ali, em pé, Todd leu dois de seus livros para um público formado por adultos e crianças, com tradução feita por de Claudia Picci. Depois brincou um pouco com as crianças, pedindo que elas “interpretassem” algumas situações de seus livros. “Good job!” (Bom trabalho!), dizia ele, elogiando os pequenos. Todd também respondeu perguntas e contou um pouco de sua história. É muito gostoso ouvir o próprio autor ler em voz alta sua obra, mostrando os desenhos feitos por ele, página por página.

Um pequeno resumo sobre o escritor:
Todd Parr é um autor infantil americano, que já publicou 10 livros no Brasil pela editora Panda Books. O primeiro deles se chama “Tudo bem ser diferente”, sucesso até hoje aqui e no mundo. Todd escreve e desenha com muita simplicidade e humor. Ele transmite mensagens legais para as crianças, como respeitar os outros do jeito que são, agradecer pelas coisas simples da vida, valorizar nossas qualidades.

Tudo bem, Todd? Você está gostando do Brasil?
Estou adorando. É a primeira vez que visito o Brasil. As pessoas são muito bacanas. A comida é maravilhosa... só tem um problema...

Qual?
Vou ter que me mudar pra cá. (Risos)

Que comida você adorou aqui?
Pão de queijo! Nunca tinha experimentado antes.

Como começou sua carreira de autor infantil?
Eu gostava muito de pintar e tentei expor minhas obras em galerias, mas não consegui. Então trabalhei como comissário, em companhia aérea. Mais tarde, desenhei figuras infantis em roupas que fizeram muito sucesso. Depois disso vieram os livros.

Qual foi o primeiro?
O primeiro foi "Black and White" (Branco e Preto). Mas, aqui no Brasil, meu primeiro livro publicado foi “Tudo bem ser diferente”.

Depois vieram todos estes outros:
O Livro da família
O Livro da paz
Otto vai dormir
Otto vai à praia
O Livro dos sentimentos
Cuecas e calcinhas – O certo e o errado
O Livro da Mamãe
O Livro do Papai
Somos um do outro
Ler é uma gostosura
O Livro do Eu te amo
O Livro do planeta Terra
O Livro do vovô
O Livro da vovó
Eu não tenho medo
O Livro da Gratidão

Como você teve a ideia de fazer o “Tudo bem ser diferente”?
Quando eu era pequeno, repeti o segundo ano. Eu era mais lento que os outros para ler. Eu senti pelas piadas que os outros faziam comigo. Então achei que seria um bom tema para falar. O respeito com os outros que não são como você.

E qual será seu próximo livro?
Estou lançando nos Estados Unidos um livro que fala de erros.
Todo mundo comete erros e a gente precisa aceitar isso. Precisa aprender com os erros, não ter tanto medo deles.

De onde surgiu esta ideia?
Os professores me pediram um livro assim. Eles me disseram que as crianças não lidam bem com os erros e isto atrapalha na hora de ensinar. Muitas ideias surgem do meu contato com professores e educadores.

Foi bom o encontro com professores aqui em São Paulo?
Sim, foi muito bom.

Onde você mora?
Na Califórnia, Estados Unidos. A cidade se chama Berkeley. Moro numa casa com meu cachorro.

Quantos anos você tem?
Sou ruim de matemática, mas vou tentar me lembrar (Risos). (mostrou com as mãos para as crianças). Tenho 51 anos.

Qual o seu livro preferido, entre suas obras?
Cuecas e calcinhas: o certo e o errado”.

E de outros escritores?
“O livro dos pés”, do Dr. Seuss, “O gato da cartola”, do Dr. Seuss, “Horton choca um ovo”, do Dr. Seuss ... todos do Dr. Seuss... (Risos). Entre outros mencionados.

Uma mensagem final para a gente.
Ler faz você se sentir bem. Se você lê ou alguém lê para você, você aprende coisas novas e fica melhor com isso.

Pergunta respondida por Patty Pachas, Diretora comercial da Editora Panda:
Como vocês tiveram a ideia de publicar os livros de Todd aqui no Brasil?
Há mais de 10 anos, Marcelo Duarte, da Panda Books, estava nos Estados Unidos e comprou o livro “Tudo bem ser diferente” (em inglês) para sua filha de 5 anos. Ele ficou impressionado com o livro. Quando chegou ao Brasil, pensou: “Mas espera aí? Por que não publicamos aqui?” Então entrou em contato com Todd Parr e foi feito o acordo para termos o livro também em Português, em nosso país. “Tudo bem ser diferente” foi lançado aqui em 2003.

Links legais:
Neste link, você pode imprimir, recortar e brincar com personagens e suas roupas.
http://www.toddparr.com/imgs/fun/paperDolls.jpg

Aqui, treine seu inglês lendo a seção “como criar um livro” feita por Todd. Mostre para o professor de Inglês.
http://www.toddparr.com/imgs/fun/tParr_make_your_book.pdf

Aqui, um site de diversão com os personagens do autor preferido de Todd, Dr. Seuss:
http://www.seussville.com/

Nenhum comentário: