Postagens populares

Como fazer uma peça de teatro pra escola

Em qualquer matéria pode aparecer um trabalho assim: "Faça uma peça de teatro sobre...". E aí? Por onde começa? Como se faz isso?

Aqui vai uma sugestão para orientar este tipo de trabalho:

1)
HISTÓRIA
Em primeiro lugar, o grupo precisa conversar para decidir qual será a história da peça. Existem várias possibilidades: pode ser baseada num livro ou filme, numa história real que se encaixe no tema proposto, ou até numa mistura destas coisas.

2)
PERSONAGENS
Depois de definir a história, (começo, meio e fim), hora de criar os personagens de acordo com o número de pessoas. É muito simples. Geralmente existem os papéis principais (para os mais desinibidos, que falam melhor etc) e os papéis secundários. Dá para criar muitos personagens em torno do tema principal (um vendedor de rua, uma vovó tricotando na sala, duas crianças jogando bola etc)
Quem não quiser entrar em cena pode ficar nos bastidores, cuidando do som, do cenário, coisas assim.

3)
NO PAPEL
Sabendo a história e personagens, escolham as pessoas do grupo que têm mais facilidade e habilidade para escrever. Elas vão colocar as ideias no papel. Começa a surgir o texto da peça.

4)
A PEÇA
Este texto vai orientar todo mundo: atores, criadores dos cenários, figurinos, sonoplastas (que cuidam dos sons e músicas), iluminadores...
No próximo post, vou dar um exemplo de um texto assim.
Mas aqui vai uma receita do modo de fazer: imagine algo acontecendo de verdade. Feche os olhos e pense em todos os detalhes. Você precisa descrever isto para que alguém veja exatamente o mesmo que você. Não bastam os diálogos. Precisa mostrar que cara os atores fazem, os sons externos etc.

5)
CÓPIAS PARA TODOS
Depois de pronta a peça, cada membro do grupo recebe uma cópia completa.
Cada um vai destacar a sua parte (com caneta marca texto, por exemplo, ou lápis de cor)

6)
LEITURA DA PEÇA
Cada um com sua cópia, reunião para leitura da peça. Cada personagem fala seus diálogos na ordem certa, como se estivessem em cena.
Nesta hora, todo mundo pode sugerir alguma mudança, uma ideia de piadinha, de roupa ou música. Pra não gastar muito papel, todos anotam as mudanças ali mesmo, se possível. Ou é feita uma nova versão, de novo com cópias para todos.

7)
ENSAIOS
Hora de ensaiar a peça. Os atores decoram suas falas, mas não palavra por palavra. O importante é saber o conteúdo da fala pra não parecer tão decorado, sem expressão.
Daí o grupo marca ensaios, enquanto são feitos os cenários e roupas, por exemplo.

Aqui, exemplo de uma pequena peça.

E aqui, exemplo de uma peça de final de ano.

232 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 232 de 232
Anônimo disse...

boa tarde evelim, meu nome é talita precisa elaborar um teatro que fale sobre a "interação social da criança e adolescente com deficiencia auditiva, por meio do ensino de lingua de sinais na comunidade escola." pode me ajudar com alguma ideia por favor. obrigada

Evelyn disse...

Oi, Talita! Vou pensar um pouquinho e depois volto aqui de novo para tentar ajudar, ok? Bj

Evelyn disse...

Talvez vocês possam começar a peça com os atores conversando, mas sem sair nenhum som de suas bocas. Elas só irão "fingir" que falam.
Depois vem a professora e explica para a plateia que existem outras formas de comunicar, além da voz.
Ela usa a lousa para mostrar um sinal e escreve o significado. Aí os atores repetem a cena com estes sinais. Algo assim.
Pense numa cena bem simples que costuma mesmo acontecer em aula. Boa sorte! Sucesso!

Unknown disse...

como posso fazer sobre Martin Luther King
Me ajuda num consigo acha nada pra essa peça

Evelyn disse...

Olá, Lívia.
Em primeiro lugar, pesquise a biografia dele.
Depois imagine encenar esta história de um modo simples.
Quando você começar, outras ideias surgirão, pode ter certeza.
Você pode até começar com uma cena do cotidiano atual e alguém fala dele. E explica o que ele fez.
Simplifique ao máximo e tente mostrar para o público o que você acha mais importante contar sobre esta história. Boa sorte.

Anônimo disse...

Oiii!! Preciso fazer uma peça na escola mas to sem ideia sao apenas 4 pessoas 3 meninas e 1 menino o tema pode ser livre me da uma ideia ae por favor!!!!

Anônimo disse...

quero fazer uma peça teatral com tema tecnologia; relações sociais. Hellllpppp

Anônimo disse...

ola´evelin preciso fazer uma peça sobre euma casal de idosos que vao reelembrar suas vidas por meio dos filmes,

anonimo disse...

Evelyn, eu e minha equipe de 5 pessoas precisa fazer uma dramatização sobre palavras homônimas e parônimas como e sobre o que fazer?

anonimo disse...

Olá, minha equipe contém 5 pessoas
e precisamos fazer uma peça teatral
sobre palavras homônimas
e parônimas como fazer?

Evelyn disse...

Olá, pessoal das homônimas e parônimas.
Eu recomendo que vocês explorem algumas cenas de confusão causada por palavras parecidas, mas diferentes.
Aqui vai uma listinha delas.
http://www.comoescreve.com/2012/12/palavras-homonimas-e-paronimas.html

Vocês podem pegar um exemplos de palavras homônimas e outro exemplo com parônimas.

Imaginem uma cena bem simples com a confusão. Depois vem alguém e explica a diferença entre elas. Inclusive, pode haver um personagem com óculos e dicionário na mão, dando a origem de cada palavra em questão (do grego, do latim etc).

Evelyn disse...

Aqui vai um pequeno exemplo para inspirar:

Um ator entra e pergunta: (com um ingresso na mão)
- É aqui o concerto? Cheguei na hora?
Chega outro ator, vestido de mecânico (com martelo na mão):
- É aqui, sim... e já vai começar. Onde está o carro? Preciso fazer o conserto já.
O outro (do ingresso), responde:
- Carro? Que carro? Eu vim de táxi!
O mecânico coça a cabeça, confuso...
Os dois dizem:
- Mas que confusão é essa?

Entra o heroi, de óculos, livro na mão... Ele vai explicar para os dois e para a plateia a diferença das palavras "CONCERTO" e "CONSERTO"... e a definição desta matéria...

Depois vem outra cena curta assim, com outra confusão e novamente aparece o heroi.

Boa sorte!

Anônimo disse...

Parabens ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Evelyn disse...

Muito obrigada!

Mimica@hotmail.com disse...

Vai ajudar muito eu nem sabia por onde começar.😘😘😘muito obrigado.👍👍👍

Mimica@hotmail.com disse...

Vai ajudar muito eu nem sabia por onde começar.😘😘😘muito obrigado.👍👍👍

Evelyn disse...

Que bom, Mimica! Fico muito contente!

Anônimo disse...

oi, bom dia acho que você poderia por um modelo escrito na sua publicação, adoro o seu site mas já olhei 15 sites; Desses 15 achei dois que são super bons além de darem todas as informações, detalhes, dicas, sugestões e modelos de peças. Os dois sites que eu achei são: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33379 ou/e http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript-III.html.


Muito obrigada pela sua atenção, espero que você tenha gostado do meu comentário e que você me de uma resposta.

Evelyn disse...

Muito obrigada pela dica.
E também pelo elogio. :)
Pensaremos em um modelo, seguindo o seu conselho.
Um abraço!

Unknown disse...

Ola! Preciso fazer uma peça, mas estou sem ideias .
É muito importante ,pois será apresentada para toda a escola
Tema:meio ambiente
Subtema:combustão
Muito obrigado

Evelyn disse...

Olá, Janaina.
Pesquisando e lendo bastante sobre o assunto, o máximo que puder, você terá ideias para diálogos, contendo informações sobre o assunto.
Eu imaginei uma reunião entre representantes de vários países, discutindo o assunto...
Você pode inventar que eles recebam telefonemas, cada um num momento... de problemas graves causados pelo efeito estufa, poluição etc.
Vc pode mostrar falas iniciais deles, jogando a culpa um no outro.
Mas no final, todos percebem que o problema é grave e precisamos todos repensar nossos hábitos de consumo. (reduzindo, reciclando, usando transportes alternativos menos poluentes etc).
Boa sorte! Bom trabalho!

Unknown disse...

Tenho q fazer um roteiro teatral, baseado em uma música, porém, eu e o grupo de meninas vamos ter q montar o cenário em uma maquete. Eu jÁ tenho a música, já imaginei os personagens, já vi o figurino, e tals... estou com dificuldades mesmo para produzir o roteiro baseado nessa música (não sei como começar)... mais em fim... já ajudou muito...

Evelyn disse...

Olá, Nicolle.
Qual é a música escolhida?
De qualquer modo, qual é a mensagem principal dela?
Quando vc conversar sobre o tema com o seu grupo, as ideias irão surgindo. Use as próprias experiências pessoais dos integrantes do elenco como base. Talvez fique mais fácil reproduzir histórias verdadeiras (como ponto de partida, inspiração).
Sucesso!

Anônimo disse...

Oi, eu preciso de ajuda pra fazer uma peça na escola. Ela é sobre os persas mas tem wue ser cantada, não pode ter uma fala. Você tem alguma sugestao?

Evelyn disse...

Sobre a peça musical a respeito dos Persas.
Li que eles invadiam outros lugares porque a sua região era pobre em recursos.
Então, por exemplo, vocês poderiam começar com a música "Nós vamos invadir sua praia."

Então continuem buscando músicas que tenham a ver com a pesquisa de vocês e o que aprenderam sobre este povo.
Para dar sentido, expliquem com poucas palavras cada música, exibindo faixas e cartazes com o conteúdo.
Boa sorte.

(Usem isto como exemplo e ponto de partida para criar, ok? Talvez vcs tenham ideias diferentes depois de começar o trabalho)

Unknown disse...

Oi queria uma ajuda a professora de português mandou fazer grupos de 5 pessoas para fazer um teatro o tema e livre me ajudem

Unknown disse...

Boa tarde,adore a seu blog. Estou trabalhando o livro paradidático com meus alunos e iremos transformar a história em uma peça teatral. Só queria pedir uma ajuda na narrativa tem flash back com o personagem principal e não sei como fazer.
Desde já agradeço.
Neide

Evelyn disse...

Olá, Neide.
Existem várias formas.
A mais simples e fácil seria que algum dos alunos entrasse com um grande "recordatório", aquele requadro superior usado em histórias em quadrinhos que costuma dizer: "Naquela tarde" ou "Dias depois..." ou, neste caso... "Três anos antes..."

Pode ser feito com uma pequena lousa e uma haste para segurar.
(Além disso, pode haver um narrador em off que diga: "X anos antes...")

A segunda opção que imagino é a mudança de cena, cenário ou luz.
Talvez um grande tule preto na frente da cena, toda vez que mostrar o passado. Ele é transparente e causa a sensação de uma névoa.

Você pode até escrever o recordatório ("Algum tempo antes...") preso neste tule. Duas pessoas podem segurá-lo durante a cena antiga.

Um abraço e boa peça!

Unknown disse...

Ainda bem que encontrei essa pagina se nao nem sei o que seria da minha peca!!!😓

Unknown disse...

Pq n faz video explicando?

Unknown disse...

Me ajudou muito🖒

Anônimo disse...

tetro é excelente!!!

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 232 de 232   Recentes› Mais recentes»